domingo, 30 de março de 2014

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

No curso as atividades 7 e 8 referem-se a elaboração de uma proposta de intervenção, aqui está a minha:

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 

1. TÍTULO

Uma escola para todos.
                                                                          
2. OBJETIVOS

  • OBJETIVO GERAL
- Promover a mudança de atitudes discriminatórias e incentivar o cooperativismo.
  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Valorizar as diferenças;
- Ampliar a percepção da diversidade humana.

3. PÚBLICO ALVO

Alunos da sala de Adequação Curricular do “Projeto Segundo Turno Crescer” – FEPASA - da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Tupã / SP que atende crianças de 6 a 14 anos.

4. DESENVOLVIMENTO

A Presente proposta será realizada no período de 4 semana distribuídas em 4 etapas:
1ª etapa: Sensibilização
Para a sensibilização e inicio do trabalho será realizada uma leitura compartilhada do Gibi da turma da Mônica Acessibilidade” de Maurício de Souza que aborda diversas deficiências e dificuldades na acessibilidade de uma escola, e a cooperação entre as pessoas. O gibi está disponível em: http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/turma_da_monica/monica_acessibilidade.pdf> A leitura será realizada no anfiteatro do Projeto em uma apresentação geral (todos os alunos do período da tarde) no data show.
2ª etapa: Discutindo o conteúdo
Na sala de Adequação serão discutidos os temas abordados no Gibi: a necessidade de cooperação e solidariedade entre todos, respeito e a valorização das diferenças, o combate a discriminação, o apoio aos colegas e a garantia de acesso a escola, permanência e ensino de qualidade a todos sem exceção entre outros que surgirem.
3ª etapa: Confecção de materiais
Em cada turma (divididas por faixa etária) será realizada uma atividade distinta para confecção de cartazes que serão expostos nas paredes do Projeto. Sendo que:
  • Alunos de 6, 7, 8 e 9 anos farão ilustrações relacionadas à leitura do Gibi trabalhado e escreverão uma frase de para valorização do diferente.
  • Alunos de 10 a 11 realizarão uma pesquisa na sala de informática sobre os direitos dos deficientes na escola e na sociedade para expor tópicos em seus cartazes.
  • Alunos de 12 a 14 anos realizarão uma pesquisa na sala de informática sobre as adaptações necessárias numa escola para receber alunos com deficiência e, produzir um texto com as principais observações.
4ª etapa: Exposição dos trabalhos
Após a confecção dos trabalhos serão expostos cartazes no pátio da Unidade do Projeto segundo Turno, para que todos os alunos tenham acesso ao resultado final.
Materiais necessários:
·       Projetor de Multimídia instalado no anfiteatro da unidade e ensino;
·       Gibi da turma da Mônica “Acessibilidade” em unidade removível (pen drive);
·       Papeis: sulfite, folhas pautadas;
·       Lápis, lápis de cor, canetas e cola;
·       Sala de informática (computadores);
·       Cartolinas.
5. RESULTADOS ESPERADOS

Com a presente proposta de intervenção espera-se que os alunos:
·       Demonstrem atitudes de respeito e valorização às diferenças;
·       Não concordem com discriminações;
·       Sejam cooperativos e solidários;
·       Reconheçam a importância do respeito à diversidade.



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