domingo, 18 de maio de 2014

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA: uma experiência inesquecível!



No início do ano, precisamente no dia 09 de Abril de 2014 participei de uma reunião de Planejamento juntamente com a Equipe Gestora, professores, funcionários, pais e representantes de alunos na E. E. Profª. Helena Pavanelli Porto – Tupã /SP.
 A pauta da reunião objetivava levantar e analisar as necessidades imediatas da escola e as mudanças no Projeto Político Pedagógico (PPP) buscando melhorias para oferecer qualidade tanto no ensino quanto na aprendizagem.
Foi um dia muito especial, vivenciei uma situação em que houve a participação efetiva de todos atores envolvidos no processo ensino / aprendizagem, nas decisões de mudanças, no traçar metas, opinar por melhorias e apontar as possíveis soluções aos problemas encontrados.
Juntos, analisamos os índices do IDESP do ano anterior, as metas a serem atingidas em 2014 e as ações a serem executadas e quais as ações de cada um para concretizá-las.
O mais interessante foi que todos tiveram oportunidade de manifestar suas opiniões quanto aos problemas, cada um segundo sua óptica, mas buscando uma solução comum.
Foram apontados vários problemas, mas vou relatar aqui é o caso da reforma da escola que acontece há dois anos e que está interferindo negativamente no bom desempenho da escola devido ao impedimento da acessibilidade de alguns espaços tais como: quadra de esportes, cozinha e rampas de acesso a sala de aula. Os pais puderam expressar sua indignação com a obra parada, professores também fizeram colocações apontando isso como um problema que tem atrapalhado até as aulas, pois as atividades de Educação Física são realizadas no mesmo local onde as crianças fazem suas refeições que fica próximo as salas. Houve consenso, o problema existia e atingia a todos.
Com o apoio da Gestora Precila Rodrigues, foram levantadas as possíveis ações para resolver o problema e todos puderam opinar nas possibilidades. Várias foram as propostas de ações. Nossas metas foram traçadas no consenso e comum acordo.
A experiência ficará marcada em minha carreira, pois já participei de várias reuniões e pela primeira vez vivenciei uma situação em que pais e funcionários se uniram aos professores para apontar dificuldades, problemas e opinar por possíveis soluções buscando melhorias.
A E.E. Helena Pavanelli Porto  é um espaço democrático no qual as decisões só ocorrem com a provação da maioria dos envolvidos, seja nos Conselhos de Escola, de Série ou reuniões de ATPC.
No primeiro dia útil posterior ao Planejamento a Gestora comunicou a Supervisão da escola a indignação dos pais quanto a reforma parada devido aos problemas e limitações que estavam causando. Como resultado, uma semana depois a obra foi retomada e está a todo vapor.
Se não fosse permitida a manifestação de todos sobre o assunto, certamente não haveria reflexão, discussão e busca por soluções e, sendo assim não haveria nenhuma mudança imediata.
A postura da gestão democrática e participativa garante que surjam idéias diversas para soluções de problemas abrindo várias possibilidades e facilitando as ações.
Trabalhar numa escola assim dá segurança, pois sabemos que todos estão envolvidos no processo e que podemos manifestar nossas opiniões sempre que não concordarmos com algo.